Posse da Diretoria 2019/2022


Posse Solene da Diretoria do IMB reuniu mais de 300 pessoas no Palácio da Justiça

 

A posse solene da Diretoria que administrará o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no triênio 2019-2022 foi realizada, no dia 9 de maio, com a capacidade plena do Salão de Sessões do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Despedindo-se da presidência, após dois mandatos consecutivos, o Desembargador Roberto Guimarães contou sobre as quatro décadas de existência do Instituto e de como, superando crises políticas, sociais e financeiras do país, o IMB &ldquonunca esmoreceu&rdquo:


&ndash E, à custa de muito trabalho e dedicação de sua Diretoria Nacional, de seus associados, funcionários, colaboradores e amigos, permanece altivo e ativo em sua missão precípua de discutir e disseminar a cultura jurídica, sempre preocupado com o prestígio e o aprimoramento do Poder Judiciário e da Magistratura Nacional.


Segundo o Magistrado, &ldquoesta solene investidura dos membros da Administração do Instituto dos Magistrados do Brasil, para o período de 2019 a 2022, bem demonstra sua pujança e a certeza de que dias exitosos se descortinam para seu porvir no cenário da cultura jurídica pátria&rdquo. Ao novo Presidente do IMB, Desembargador Fabio Dutra, e a todos os membros da Diretoria e equipe, expressou &ldquosincero desejo e voto de total êxito na orientação e na produção, do que, tenho a certeza, será uma nova, brilhante e realizadora existência para nosso querido Instituto&rdquo. Por fim, agradeceu a todos os membros da Diretoria Nacional pelo apoio e dedicação constantes, bem como pelo &ldquoesforço incansável&rdquo dos funcionários do IMB e pela colaboração dos parceiros nos eventos realizados, sem os quais &ldquojamais teríamos recolocado o Instituto em seu merecido lugar no universo da cultura jurídica nacional&rdquo.

 

Novo Presidente destaca 40 anos do IMB

 

O Desembargador Roberto Guimarães deu posse ao novo Presidente do IMB, Desembargador Fabio Dutra, que discursou enfatizando que devia agradecer a Deus pelo privilégio de &ldquotomar posse como Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, justamente no ano em que o IMB completa 40 anos de existência&rdquo:


&ndash A história do nosso Instituto é conhecida em todo o País pelo êxito de suas iniciativas em prol da cultura jurídica e do congraçamento de seus associados, magistrados de todos os Estados da Federação.


O Magistrado também se declarou honrado em substituir o Desembargador Roberto Guimarães, &ldquoque carrega consigo a marca da fidelidade aos seus próprios princípios, da serenidade no trato com todos e também do dinamismo que, apesar das grandes dificuldades econômicas pelas quais o País passa, conseguiu imprimir sua marca, deixando um legado admirável juntamente com uma Diretoria operosa fez o que podemos ver&rdquo.


&ndash Alguém disse que nós fazemos a estrada. Antes de nós vieram os que abriram as trilhas, depois os que nela continuaram caminhando, até que sua pavimentação estivesse completa: Eduardo Mayr, Geraldo Magela, Sócrates Castanheira, Cármine Savino, Maria Inês Gaspar, Arruda França, Jorge Uchoa, Bernardino Leituga, Roberto Guimarães, cada um do seu modo contribuiu para que o IMB fosse o que é! Outros virão depois de nós. E a vida há de continuar, pois a estrada, se não for usada, voltará a ser apenas trilha e se perderá.

 

Planos para o fortalecimento do Instituto

 

O novo Presidente comentou sobre a criação da Academia Brasileira de Ciência, Artes e Letras da Magistratura. &ldquoHá tempos temos trabalhado nessa ideia e, em breve, anunciaremos a aceitação das indicações e inscrições dos Acadêmicos e dos Patronos das cadeiras que tornarão os seus membros imortais.&rdquo
O Desembargador Fabio Dutra anunciou a criação de 19 Grupos de Estudo, com temas considerados relevantes, e a intenção de &ldquomanter e estreitar relações com outras instituições culturais, educacionais e até mesmo empresariais ou religiosas&rdquo. &ldquoO IMB não precisa se fechar no mundo do Direito, pois pode ampliar os seus horizontes discutindo Política, Educação, Filosofia, Literatura, Poesia, Religião etc.&rdquo E ainda:


&ndash Queremos fortalecer o IMB fora do seu espaço de criação: o Rio de Janeiro. Cada unidade da Federação poderá influenciar nos destinos do Instituto e os Presidentes Estaduais têm grande responsabilidade no crescimento do IMB nos Estados que representam. Cultura, vultos, experiências exitosas, tudo pode ser intercambiado com os demais Estados a partir da facilitação por um órgão condutor. O IMB quer ser esse canal. Ou, pelo menos ser mais um.


Ao final, o Presidente do IMB agradeceu a presença de todos, especialmente porque reuniu magistrados e juristas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Piauí, como também de diversas cidades fluminenses. &ldquoSabemos como é difícil deixar tudo que temos a fazer para estar em uma solenidade como esta&rdquo, concluiu o Presidente.

 

Presenças de vários Estados e Municípios

 

Compuseram a mesa de honra, juntamente com o Presidente do IMB, o Presidente do TJRJ, Desembargador Claudio de Mello Tavares, o Deputado Estadual Rodrigo Amorim, representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Estadual André Ceciliano, o Defensor Público Geral do Estado-RJ, Dr. Rodrigo Baptista Pacheco, o Desembargador Jorge de Oliveira Vargas, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o ex-Presidente do TJRJ, Desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, a Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Juíza Renata Gil de Alcântara Videira, que também representou o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Jayme Oliveira, e a Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Dra. Rita de Cássia Sant&rsquoAnna Cortez.


Entre outras presenças, compareçam, ainda, o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Edmar Santos, o Prefeito de São Gonçalo (RJ), Dr. José Luiz Nanci, a Secretária de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Dra. Marta Maria Figueiredo, a Presidente da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami), Dra. Zenaide Augusta Alves. Também presente, um dos fundadores do IMB, Desembargador Luiz de Souza Gouvêa, foi citado pelo Desembargador Roberto Guimarães, e foi bastante aplaudido pela plateia.


Além dos magistrados, estiveram presentes procuradores, promotores, defensores, advogados, servidores da Justiça, representantes de entidades ligadas ao Judiciário e outras atividades, amigos e familiares.


Apresentaram-se a Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Capitão Meirelles, os corais Amigos do TJRJ e OAB/RJ, regidos pelo maestro Wellington Ferreira, que interpretaram na abertura o Hino Nacional e no encerramento o Hino do IMB, entre outras composições, e os gaiteiros de fole do Instituto Brazilian Piper, projeto social para jovens de São Gonçalo, sob a regência do maestro J. Paulo, com a execução das músicas Amazing Grace e Highland Catedral.

 

Homenagens

 

Já empossado como Presidente do IMB, o Desembargador Fabio Dutra deu posse aos membros da Diretoria Executiva, fazendo a entrega dos respectivos diplomas, e declarou empossados os membros das Diretorias Especiais, do Conselho Editorial e dos Grupos de Estudos, nas pessoas dos seus Presidentes. Logo após, as esposas dos Desembargadores Roberto Guimarães (Vice-presidente) e Fabio Dutra (Presidente), Senhora Maria Guimarães e a Senhora Gisele Herdy Dutra, foram homenageadas com corbeilles de rosas.


Em seguida, houve a entrega da Medalha João da Costa Machado &ndash herói de 32, instituída pelo Núcleo de Ribeirão Preto da Sociedade Veteranos de 32 &ndash MMDC (iniciais dos nomes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos no protesto que gerou a Revolução Constitucionalista, em 9 de julho). Os Desembargadores Roberto Guimarães e Fabio Dutra foram agraciados com a Medalha, cuja entrega foi realizada pelo Fundador e Presidente de Honra do Núcleo MMDC, Juiz de Direito Ricardo Braga Monte Serrat (Membro do Conselho Fiscal do IMB), e pelo Presidente do Núcleo MMDC de Ribeirão Preto, Dr. Paulo Motta Monte Serrat. A honraria destina-se a galardoar autoridades militares e civis que se destacam por exemplos de civismo, cidadania e ideais democráticos, valores estes que nortearam a chamada à Revolução.


Fizeram uso da palavra, ainda, a Presidente da Amaerj, Juíza Renata Gil, o Defensor Público Geral do Estado, Dr. Rodrigo Pacheco, e, por fim, o Presidente do TJRJ, Desembargador Claudio de Mello Tavares, que destacou a importância da magistratura unida e julgando com celeridade como fortalecimento dos magistrados e em prol da dignidade da classe e até mesmo como reforço da filosofia do IMB de &ldquomanter inalterável o prestígio do Poder Judiciário, a autoridade de seus membros e difundir o amor e respeito à Justiça e ao Direito&rdquo. O primeiro mandatário do Judiciário fluminense lembrou que se associou ao IMB assim que ingressou na magistratura e pediu ao novo Presidente do Instituto que se una às associações e entidades representativas da magistratura. &ldquoTenho certeza de que Vossa Excelência, com sua experiência de vida, com seu notório saber jurídico e, acima de tudo, com sua visão humanista, saberá conduzir os trabalhos e fazer uma gestão que fique para a história do IMB&rdquo, concluiu o Presidente do TJRJ.


A solenidade foi encerrada e todos os presentes, convidados a participar do coquetel servido no foyer. A seguir, o Presidente do IMB, Desembargador Fabio Dutra, e a Vice, Desembargadora Regina Lúcia Passos, foram entrevistados pela equipe da Rede Record de Televisão.

topo