Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico
Numa iniciativa da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados-ENSIM, abraçada pela Diretoria do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, foi lançado nesta terça-feira, dia 3, o “Direito Concreto – Sentenças que fizeram história”, no Tribunal Pleno do Museu da Justiça, no Centro do Rio. Na solenidade, em que os Magistrados autores das sentenças foram homenageados, um deles sendo um dos fundadores do Instituto, Desembargador Eduardo Mayr, recebeu a Medalha do Mérito Cultural da Magistratura do IMB.
Dos 29 autores, cujas sentenças estão catalogadas nessa edição especial, 10 compareceram ou foram representados no evento, cuja mesa de honra foi presidida pela 2ª Vice-presidente do IMB, Desembargadora Regina Lucia Passos, e composta ainda pelo Diretor Geral da ENSIM, Desembargador Nagib Slaibi Filho, e pelo seu Vice-diretor Geral, Juiz Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães.
Entre os autores presentes, os Desembargadores Bernardino Machado Leituga, Denise Levy Tredler, Edson Aguiar de Vasconcelos, Eduardo Mayr, Fábio Dutra, Henrique Nelson Calandra e o Juiz Rudi Loewenkron. Dr. Artur Arruda Lobato Rodrigues Carmo representou os seus pais Jairo Vasconcelos Carmo e Nizete Antonio Lobato Rodrigues; Dr. Marcelo Mondego representou o seu pai Nilton Mondego de Carvalho Lima e Dra. Solange Abreu representou o seu marido Roberto de Abreu e Silva.
A obra, de 308 páginas, é fruto de intenso trabalho de pesquisa dos dirigentes da ENSIM, como o Desembargador Nagib Slaibi Filho (Diretor Geral) e dos Juízes Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães (Vice-diretor Geral) e Wladimir Hungria (Secretário), entre outros, que selecionaram as sentenças para compor a edição histórica que terá formato virtual que, a exemplo dos volumes já publicados, ficará disponível no site do IMB.
Com apresentação dos Desembargadores Roberto Guimarães (Presidente em exercício do IMB) e Nagib Slaibi Filho (Diretor Geral), compõe ainda o livro o Prefácio Histórico da 2ª Edição de 1987 “Vitória sobre o Meio”, do Desembargador Eliezer Rosa, conhecido na Justiça fluminense como o “Bom Juiz”. A edição rememora a série lançada em 1980 e publicada em 12 volumes até os anos 90.
Entre as presenças de Magistrados, os Desembargadores Ivone Caetano, Antônio Carlos Esteves Torres, André Fontes, Luciano Barreto, William Douglas, Vitor Marcelo Aranha e os Juízes Edmundo Franca de Oliveira, e Joel Correa dos Santos. Também compareceram o Professor da UFF, Dr. Plínio Lacerda, o Diretor da Ucam, Dr. Leonardo Iorio, Dr. Edson Alvisi, o Associado Benemérito do IMB, Dr. Genilton Castilho, e a Presidente da Abami, Dra. Alessandra Avila.