Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico
Devido ao sucesso obtido neste ano, a Ação Social em Homenagem ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21/9) realizada nos dias 26 e 27, no fórum central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), deve ter nova edição em 2025. Bastante animada, a coordenadora do evento, a 2ª Vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB e Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) do TJRJ, Desembargadora Regina Lucia Passos, espera que no próximo ano possa repetir o projeto e com novidades.
– Tenho uma expectativa de muita esperança de que esses eventos aconteçam não só uma vez por ano, mas várias vezes por ano. Então, comigo ou sem mim acho que tem que fluir. Agora é vedado o retrocesso – sinalizou a Magistrada.
Ela também pensa em levar o projeto para o Brasil inteiro, “guardadas as peculiaridades, o Brasil inteiro poderia adotar esse projeto”.
Aconteceram dois dias com atividades e serviços gratuitos, direcionados às pessoas com deficiência. Foram prestados atendimentos como defesa do consumidor, mediação escolar, emissão de cartão de estacionamento, exames de testagem de doenças, serviços médico e odontológico, assistência social, emissão de documentos e ofertas de emprego, através de Secretarias estaduais e municipais, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Ordem dos Advogados do Brasil (OABRJ), Defensoria Pública e Ministério Público etc.
Também foram apresentadas palestras na Sala Multiuso do Museu da Justiça com autoridades e especialistas na temática PCD. Houve tradução em Libras e transmissão ao vivo pela plataforma Teams.
A iniciativa contou com apoio do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, da Mútua dos Magistrados, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), da Receita Federal e do INSS. As escolas da Magistratura (Emerj) e de Administração Judiciária (Esaj), o Museu da Justiça e a Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj) também contribuíram para o evento.