Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico
A 3ª Câmara de Direito Público do Rio de Janeiro manteve o padrão de qualidade com a certificação ISO 9001. É presidida pelo Desembargador Nagib Slaibi Filho, que é o Diretor Geral da Escola Nacional Superior do IMB – ENSIM, e composta ainda pelos Desembargadores Rogério de Oliveira Souza (Diretor de Cursos e Conclaves do IMB), Carlos Eduardo Moreira da Silva, Inês da Trindade Chaves de Melo e Claudia Pires dos Santos Ferreira.
O Desembargador Nagib fez elogios a todos os integrantes da 3ª Câmara de Direito Público:
– Magistrados e funcionários da 3ª Câmara de Direito Público, estão de parabéns. A Secretaria, tão bem liderada pelo Ronaldo, manteve a certificação ISO, com mínimas anotações. Foi um trabalho longo e árduo, especialmente neste ano tão difícil em que sofremos a influência da falta de pessoal e carência estrutural. Basta vermos que a Secretaria se fez vencedora mesmo com a mudança quase completa de seus servidores. Parabéns Ronaldo e querida equipe da 3ª Câmara de Direito Público.
Desde 2004, o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ) vem investindo na qualidade de seus serviços. Assim, processos de trabalho foram padronizados, rotinas administrativas normatizadas, melhorias contínuas implementadas e o desempenho das unidades é avaliado por indicadores objetivos com vistas à conquista e à manutenção da certificação ISO 9001, que surgiu como um constante aprimoramento do sistema organizacional, produzindo serviços com padrão de alta qualidade.
Os principais objetivos de um sistema de gestão da qualidade, de acordo com a Norma ISO 9001, são:
• estabelecer uma cultura focada na satisfação dos usuários;
• melhoria contínua dos processos.
As inúmeras outras vantagens são consequências destas duas, tais como:
• otimização de processos de trabalho;
• definição clara das responsabilidades e tarefas de cada colaborador;
• aumento da credibilidade dos usuários internos e do público em geral;
• aumento da celeridade e na segurança das decisões;
• definição de objetivos e indicadores da qualidade.
As certificações de qualidade ISO representam uma forma de assegurar que empresas públicas ou privadas estejam aptas para fornecer um produto, serviço ou sistema conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes. No PJERJ, o organismo certificador é a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV).