ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Assinado termo aditivo no convênio IMB, Ensim e Ucam que permitirá cursos preparatórios para o Enam
Fonte: IMB / Fotos: Alexandre e Andre Maia
Data: 26/11/2024


O convênio institucional de cooperação cultural e acadêmica firmado entre o Instituto de Magistrados do Brasil (IMB), a Escola Nacional Superior do IMB (Ensim) e a Universidade Candido Mendes (Ucam) ganhou nesta segunda-feira, dia 25, o termo aditivo que permite a realização de cursos preparatórios para o Exame Nacional da Magistratura (Enam) e a implantação e desenvolvimento de Cursos de Especialização, Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público e Privado, realizados na modalidade presencial e a distância a serem ofertados pela Ucam. Na oportunidade, assinaram o documento o Presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simões, o Diretor Geral da Ensim, Desembargador Nagib Slaibi Filho, o Vice-diretor Geral da Ensim, Juiz Marcelo Piragibe, e a Reitora da Universidade, Dra. Andreya Mendes de Almeida Scherer Navarro.

 

Presenciaram a assinatura o Secretário da Ensim e 3º Tesoureiro do IMB, Juiz Wladimir Hungria, o Diretor de Integração Judiciária do IMB, Juiz Edmundo Franca de Oliveira, o Juiz do TJRJ Felipe Consonni Fraga, o Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa da Ucam, Dr. Leonardo Iorio, o Coordenador de Pós-Graduação da Ucam, Dr. Marcelo Lorio, o Coordenador da Pós Graduação em Criminologia e Processo Penal da Ucam, Dr. Paulo Machado e os advogados Agostinho Campos e Marcelo Trovão. Também esteve no local o Presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito do IMB, Desembargador Antônio Carlos Esteves Torres.
Ao assinarem, tanto o Desembargador Nagib como a Reitora Andreya Mendes demonstraram grande satisfação pelo convênio como instrumento de aprimoramento de ensino e lembraram do saudoso Desembargador Sylvio Capanema, que muitos anos integrou a diretoria do IMB e foi professor e também diretor da Faculdade de Direito da Ucam. A Reitora da Ucam destacou:


– Essa é uma parceria no estilo ganha ganha, e para a nossa universidade é um privilégio ter o Instituto com parceiro. É o início de uma pequena grande revolução do ensino jurídico no Brasil e na formação dos Juízes, em especial. Temos 120 anos de tradição na Universidade Candido Mendes, somos uma grande escola de Direito, tivemos o privilégio de formar excelentes operadores de Direitos, Desembargadores passaram pelas nossas classes como alunos e como professores hoje. Temos essa honra de estar junto com o IMB, que para nós representa que há de melhor.


O Juiz Edmundo Franca pediu a palavra e afirmou: “Um fato como esse, um acontecimento dessa envergadura representa muito, não só para o nosso Instituto, como para essa tradicional Faculdade de Direito, algo que deveria se realizar também na sociedade brasileira, que é o jogo do ganha ganha, em que as duas partem ganham. O Instituto, com a sua história e passado de continuar com a formação, preparação e o aprimoramento do Magistrado do nosso País, que precisa cada vez mais se qualificar para prestar a jurisdição, atender as necessidades da sociedade, porque o papel do Juiz é justamente transformar todos aqueles valores que estão descritos na Constituição, todos os direitos fundamentais que estão não só no artigo 5º, mas espalhados em toda a Constituição, em realidade, entregar em mãos da sociedade. O Juiz brasileiro precisa gostar de pessoas, porque em cada processo existe um drama humano ali contido. Por outro lado, a Candido Mendes tem um crédito muito grande na sociedade brasileira, porque preparou diversos quadros para servir a nossa Justiça brasileira, além de colaborar com a parte técnica e política, com tanto mérito, sobretudo através da figura inesquecível do Professr Candido Mendes. sociólogo de prestígio internacional. A Candido Mendes também tem uma história escrita muito rica e fecunda de colaboração não só ao ensino jurídico, mas sobretudo com a cultura nacional. Somos devedores da Candido Mendes porque foi ali que bebemos dos ensinamentos mais valiosos para a formação do cidadão e do jurista também. De sorte que me sinto muit feliz participando e testemunando esse ato, que pode ser simples, pode parecer modesto, mas de grande valia e seguramente vai beneficiar não só o Instituto como a Candido Mendes e, ao fim, a sociedade brasileira. Estamos vivendo um momento onde as nossas instituições estão sendo testadas, onde a democracia está sendo ameaçada. Temos que estar preparados para enfrentar esses desafios e preservar a nossa sociedade, como civilizada, onde todos sejam capazes de viver na diferença porque democracia não é unanimidade mas ela se fortalece e se faz com a dialética das ideias. E é nesse caminho que devemos perfilar graças aos ensinamentos e lições da Candido Mendes e ao exemplo do Instituto dos Magistrados do Brasil.”


O advogado Agostinho Campos disse que estava muito lisonjeado em participar do momento porque passou por duas oportunidades na Universidade Candido Mendes, primeiro pela graduação em Direito e depois pela pós-graduação. “Assistir este termo de anuência de crescimento, com o chamaento da Ucam para o contexto do ensinamento brasileiro é uma fidalguia muito grande, então, saio daqui muito lisonjeado e com a esperança de que o conhecimento chegue não só ao IMB como à Universidade Candido Mendes”, disse ele.

 

O convênio

 

 

Desde que o convênio foi assinado, ainda em agosto deste ano, os dirigentes das instituições pretendiam elaborar um projeto voltado para cursos, o que acontecerá a partir de agora. O documento anterior se destinava à cooperação mútua entre as entidades, com a finalidade de integração institucional, em atividades conjuntas, como conferências, seminários, debates, estudos, concursos e palestras, com destaque para pesquisa, produção e divulgação de conhecimentos jurídicos e afins.


De acordo com o convênio, poderão ser organizados encontros entre os representantes das instituições parceiras, para troca de experiências e reflexão acerca de temáticas ligadas ao Direito, à Magistratura e à Advocacia de forma geral. As atividades realizadas também terão participação especial do Mestrado em Direito da Ucam.


Os interessados em participar dos cursos preparatórios para o Enfam devem ficar atentos, pois em breve deverão ser divulgadas as informações sobre inscrições e realização das aulas que serão oferecidas.

IMB lamenta o falecimento da mãe do Desembargador Alexandre Câmara, a cantora Luciane Franco
Fonte: Amaerj / Foto: Amaerj
Data: 11/12/2024
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB informa, com pesar, o falecimento aos 85 anos de Luciene Habib Franco Freitas Câmara, mãe do Desembargador Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara, nesta terça-feira, dia 10. A Diretoria do IMB presta solidariedade ao Magistrado
Órgão Especial do TJRJ promove 17 Juízes ao cargo de Desembargador
Fonte: TJRJ / Foto: Brunno Dantas
Data: 10/12/2024
Os Desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promoveram 17 Juízes ao cargo de Desembargador nas vagas decorrentes das aposentadorias dos Desembargadores Carlos Azeredo de Araújo e Rosita Maria de Oliveira Netto e da Lei nº 10.5
2º Simpósio de Direito Marítimo: Painel reúne “Competência da Justiça e o Tribunal Marítimo” e “Exploração de Recursos Marinhos”
Fonte: IMB / Fotos: José Lino e Thiago Fantoni
Data: 10/12/2024
Os temas “Competência da Justiça e o Tribunal Marítimo” e “Exploração de Recursos Marinhos” foram reunidos no último Painel do 2º Simpósio de Direito Marítimo – Regulação, Informação e Estudo, promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no último dia 29, das
2º Simpósio de Direito Marítimo: “Litígios e Arbitragem Marítima” foi tema do Painel 5
Fonte: IMB / Fotos: José Lino e Thiago Fantoni
Data: 10/12/2024
O 5º Painel do 2º Simpósio de Direito Marítimo – Regulação, Informação e Estudo abordou “Litígios e Arbitragem Marítima”, já na parte da tarde do evento promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no último dia 29, das 8h às 18h, no Hotel Windsor Flórida (Fla
2º Simpósio de Direito Marítimo: Painel 4 abordou “Construção Naval e Descomissionamento”
Fonte: IMB / Fotos: José Lino e Thiago Fantoni
Data: 10/12/2024
“Construção Naval e Descomissionamento” foi o tema abordado no 4º Painel do 2º Simpósio de Direito Marítimo – Regulação, Informação e Estudo, promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no último dia 29, das 8h às 18h, no Hotel Windsor Flórida (Flamengo-RJ).
Desembargador Nagib Slaibi Filho receberá Comenda IFEC de Cultura e Título de Intelectual do Ano
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 09/12/2024
O Diretor Geral da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB (Ensim), Desembargador Nagib Slaibi Filho, será homenageado nesta quarta-feira, dia 11, às 15h30, com a Comenda IFEC de Cultura e o Título de Intelectual do Ano, em solenidade que aco
Diretor do IMB, Desembargador Maurício Pizarro, é condecorado com o Colar do Mérito Judiciário
Fonte: TJRJ / Fotos: Divulgação
Data: 09/12/2024
O Diretor de Relações com a Justiça do Trabalho do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Maurício Paes Barreto Pizarro Drumond, recebeu na última sexta-feira, dia 6, o Colar do Mérito Judiciário. O Diretor Artístico do IMB e Vice-diretor Geral da Escol
2º Simpósio de Direito Marítimo: IMB disponibiliza vídeos com entrevistas no YouTube
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 05/12/2024
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB disponibilizou nesta quinta-feira, dia 05, vídeos com algumas entrevistas realizadas durante o 2º Simpósio de Direito Marítimo – Regulação, Informação e Estudo. Integrantes da comissão organizadora, coordenadores de painéis de d
2º Simpósio de Direito Marítimo: Painel 3 debateu “Marco Legal dos Portos – Legislação Portuária”
Fonte: IMB / Fotos: José Lino e Thiago Fantoni
Data: 05/12/2024
No 3º Painel do 2º Simpósio de Direito Marítimo – Regulação, Informação e Estudo, foi debatido o tema “Marco Legal dos Portos – Legislação Portuária”. O evento foi promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB na última sexta-feira, dia 29, das 8h às 18h, no Ho
Desembargador Peterson Simão e mais 44 personalidades foram homenageados com a Medalha do Mérito Emerj
Fonte: Emerj e IMB / Fotos: Conceição Sá
Data: 05/12/2024
O Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Desembargador Peterson Barroso Simão, foi condecorado nesta quarta-feira, dia 04, com a Medalha do Mérito da Escola da Magistratura do Estado d
topo