ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

CNJ autoriza permuta de Magistrados entre Tribunais Estaduais e do TJDFT
Fonte: TJDFT / Foto: TJDFT
Data: 13/01/2025

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução nº 603, de 13 de dezembro de 2024, regulamentando a permuta de Magistrados (Juízes e Desembargadores) vinculados a Tribunais de Justiça estaduais e do Distrito Federal e dos Territórios. A Resolução cumpre o disposto no artigo 93, VIII-B, da Constituição Federal, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 130/2023, que autoriza a permuta de juízes e desembargadores no mesmo segmento da Justiça.

 

O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e Associado do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Roberval Belinati, elogiou a medida. “Agora os Juízes e Desembargadores poderão requerer sua transferência funcional para Tribunais de Justiça de outros Estados, mediante permuta, sem a necessidade de fazer novo concurso para a Magistratura. Há, por exemplo, casos de Juízes casados que não residem no mesmo domicílio de seu cônjuge. Com base na Resolução do CNJ, que já está em vigor, poderão requerer sua transferência funcional, mediante permuta, para o Tribunal de Justiça de seu interesse”, disse.


“Para requerer a permuta, o Juiz deverá preencher vários requisitos, entre os quais o de ser vitalício, isto é, possuir mais de dois anos de exercício na Magistratura; não estar respondendo a processo administrativo disciplinar; não possuir acúmulo injustificado de processos conclusos além do prazo legal; não ter sido punido nos últimos três anos; e não estar na iminência de se aposentar”, esclarece o Desembargador.


“Quanto aos Desembargadores, eles poderão requerer a permuta após dois anos de efetivo exercício no Tribunal, exceto na hipótese de requerimento de permuta fundado em recomendação de gabinete de segurança institucional ou órgão equivalente, por razões de grave ameaça à sua vida ou de seus familiares. Os Desembargadores provenientes do quinto constitucional (da advocacia e do Ministério Público) também poderão requerer a permuta”, segundo Belinati.
Após o protocolo dos requerimentos dos Magistrados interessados na permuta, os tribunais envolvidos deverão instaurar procedimento administrativo para apreciar os pedidos.


Segundo a Resolução do CNJ, o Magistrado permutante será classificado no último lugar na ordem de antiguidade da respectiva entrância, categoria ou grau nos tribunais de destino.


O Conselho Consultivo Jurídico de Pessoal do TJDFT já está estudando as regras procedimentais internas, que deverão ser observadas nos requerimentos de permuta. O Tribunal tem 90 dias, ou seja, até o fim de março de 2025, para a definição dessas regras.

Diretor de Integração Judiciária do IMB comparece à posse do Ministro Balazeiro como membro honorário do IAB
Fonte: IAB / Foto: Divulgação
Data: 19/02/2025
Representando o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, o seu Diretor de Integração Judiciária, Juiz Edmundo Franca de Oliveira, compareceu nesta segunda-feira, dia 17, à posse do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Bastos Balazeiro, como membro ho
Desembargador Esteves Torres representa IMB em dois eventos: IASP e Rotary Club do Rio de Janeiro
Fonte: IMB /Fotos: Divulgação
Data: 19/02/2025
O Presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Antônio Carlos Esteves Torres, participará on-line nesta quarta-feira, dia 19, às 18h, do evento híbrido promovido pelo Instituto dos Advogados de São Pa
IMB, Ensim e Ucam promovem painel virtual (gratuito) sobre prova e preparação para o Enam (2025.1)
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 18/02/2025
O Instituto de Magistrados do Brasil (IMB), a Escola Nacional Superior do IMB (Ensim) e a Universidade Candido Mendes (Ucam) promoverão nesta quinta-feira, dia 20, às 17h, o Painel “Enam – prova e preparação”, pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas devem ser
Eleições IMB 2025: Chapa Integração Cultural será a única para a nova gestão do triênio 2025-2028
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 17/02/2025
A Chapa Integração Cultural foi a única inscrita para as eleições a nova gestão do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no triênio 2025-2028, dentro do prazo previsto para inscrição, que encerrou na última sexta-feira, dia 14, às 18h. Conforme verificado pela Comissã
ARTIGO: “O Magistrado com que Sonha o Cidadão” (Des. Edvaldo Pereira de Moura – TJPI)
Fonte: Artigo / Foto: Divulgação
Data: 17/02/2025
Artigo enviado pelo Vice-presidente Estadual do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no Piauí, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura. Membro da Academia Brasileira de Letras da Magistratura-ABLM, Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS e Professor de Direito Penal
Diretor do IMB, Juiz Marcelo Piragibe, comparece a lançamento de livro em que associado é um dos autores
Fonte: Amperj / Foto: Amperj
Data: 14/02/2025
O Diretor Artístico do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Juiz Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães, compareceu nesta sexta-feira, dia 14, ao lançamento do livro “A proteção do consumidor e as novas tecnologias”, na sede da Associação do Ministério Público do Est
Juiz Edmundo Franca de Oliveira consegue voto de louvor da AMB e do IAB à Presidente eleita do STM
Fonte: IMB / Fotos: Divulgação
Data: 14/02/2025
O Diretor de Integração Judiciária do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Juiz Edmundo Franca de Oliveira, sugeriu nesta semana à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e ao Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) voto de louvor à Presidente eleita do STM,
Sede definitiva é oficializada e exposição celebra a trajetória do CNJ em 20 anos
Fonte: Agência CNJ / Fotos: Rômulo Serpa
Data: 14/02/2025
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, nesta terça-feira, dia 11, a cerimônia de descerramento da placa que oficializa o edifício atual onde o órgão funciona como sua sede definitiva. A solenidade abre a celebração das duas décadas de existência do órgão.
Andes vai inaugurar retrato do Desembargador Manoel Carpena Amorim na Galeria de Ex-presidentes
Fonte: Andes / Foto: Andes
Data: 12/02/2025
A Associação Nacional de Desembargadores (Andes) vai inaugurar, no próximo dia 20, às 17h, o retrato do Desembargador Manoel Carpena Amorim na Galeria de Ex-presidentes. A cerimônia ocorrerá na sede da entidade, onde estará presente a família do Magistrado. Será orador
Espaço Cultural lança obra sobre as teses do STJ no Direito Empresarial
Fonte: STJ / Foto: STJ
Data: 10/02/2025
O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça lançará, no próximo dia 18, o livro Direito Societário, Recuperação Judicial e Falência na Jurisprudência do STJ. O evento ocorrerá das 18h30 às 21h, na sede do Tribunal, no mezanino do Edifício dos Plenários.
topo