Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Parceiro do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, o Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), Filipe da Costa Coelho, foi agraciado, na última quinta-feira, dia 25, com a Medalha Tiradentes na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A Sessão Solene da entrega da Medalha e seu respectivo Diploma foi realizada no Plenário do Palácio Tiradentes, no Centro. A homenagem foi uma iniciativa do Deputado Estadual Márcio Gualberto.
A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pela Alerj e destinada a premiar pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. A medalha foi instituída pela Resolução nº 359, de 8 de agosto de 1989, sendo a mais alta condecoração concedida no âmbito fluminense. Ao receber a medalha, o homenageado também recebe um diploma para a certificação do evento.
Entre todas as presenças, também compareceu o Diretor Jurídico do Sindicarga, Alexandrfe Ayres, que se pronunciou na tribuna.
Biografia do homenageado
Filipe Coelho é cristão, administrador de empresas, empresário do ramo da logística e pós-graduado pela Fundação Dom Cabral. Ao longo de mais de duas décadas, construiu uma carreira sólida, marcada pelo compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.
Filho de servidores públicos — o pai, militar, e a mãe, professora — iniciou sua trajetória empresarial aos 18 anos, enfrentando, com fé, resiliência e coragem, os desafios do empreendedorismo no Brasil. Sua atuação, no entanto, ultrapassa os limites do setor privado, refletindo um engajamento profundo com as causas coletivas e cívicas do nosso Estado.
Desde 2015 integra a diretoria do Sindicarga, entidade que hoje preside, tendo exercido papel de destaque em momentos cruciais para a sociedade fluminense e brasileira. Durante a pandemia de Covid-19, liderou o Mutirão Humanitário, a pedido do então Vice-governador Cláudio Castro, e, com o apoio de empresários do setor, garantiu a distribuição de cestas básicas por meio do transporte gratuito realizado pelo segmento de cargas do Estado. Mais recentemente, coordenou ações de solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, viabilizando, com apoio da Força Aérea Brasileira e de empresas parceiras, o transporte de mais de 1.200 toneladas de mantimentos.
No campo do desenvolvimento econômico, Filipe Coelho tem participação ativa na retomada do Rio de Janeiro como Hub Logístico nacional e internacional. Sua atuação junto ao setor produtivo e ao poder público tem sido decisiva para reposicionar o Estado como referência em logística integrada, fortalecendo a cadeia de transporte, gerando oportunidades de emprego e atraindo investimentos estratégicos.
Filipe também tem se destacado na defesa das forças de segurança do Rio de Janeiro, participando de audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sempre em prol do reconhecimento do valor dos profissionais e do fortalecimento da segurança pública. Sua coragem e persistência mostraram-se evidentes no combate aos efeitos nocivos da ADPF 635, quando mobilizou dezenas de entidades, incluindo sindicatos e associações laborais.
Com experiência reconhecida em conselhos estaduais e nacionais ligados à logística e ao transporte, e detentor de diversas honrarias já recebidas, Filipe Coelho é exemplo de liderança pautada por valores, solidariedade e compromisso com o próximo.
Marido dedicado a Daniele e pai exemplar de Maitê, Rafaela e Isabela, sua vida é um testemunho de fé, trabalho e amor ao Rio de Janeiro.