ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Diretor-geral da ENSIM, Desembargador Nagib Slaibi Filho, será homenageado com Medalha do Mérito Acadêmico do Copedem
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 05/07/2022

O Diretor-geral da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB (Ensim), Desembargador Nagib Slaibi Filho, receberá a Medalha do Mérito Acadêmico “Desembargador Antonio Rulli Junior”, outorgada pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). A homenagem acontecerá no dia 23 de agosto, durante a solenidade de abertura do LIII Encontro do Copedem, a ser realizado na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

 

O convite ao Desembargador Nagib Slaibi Filho para receber a honraria foi feito pelo Presidente do Copedem e Diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense-Esmat, Desembargador Marco Villas Boas, e pela Vice-presidente/Diretora Acadêmica de Cursos e Convênios Internacionais do Copedem e Diretora-geral da Emerj, Desembargadora Cristina Tereza Gaulia.


Sob o tema “As Escolas Judiciais no Mundo Pós-pandemia”, o LIII Encontro do Copedem ocorrerá nos dias 23 e 24 de agosto, com palestras sobre: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Impacto da Pandemia de SARsCOV2 sobre a Regulação do Ensino Corporativo e sobre os Critérios de Credenciamento de Cursos novos Presenciais e à Distância, Credenciamento das Escolas nos CEE (lato sensu), Planejamento Estratégico nas Escolas, Inovação, ESG e Agenda 20/30 das Nações Unidas, Discussão de Temas relacionados à Gestão das Escolas Judiciais.


No encerramento, haverá a leitura da Carta do Rio de Janeiro, documento final elaborado durante o encontro.

 

Perfil do homenageado com a Medalha do Copedem
Desembargador Nagib Slaibi Filho

 

Atividades atuais:
Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (desde 19 de março de 2001), lotado na 6ª Câmara Cível (desde 1º de março de 2002).
Presidente da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (desde 6 de maio de 2011).
Membro efetivo do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a contar de 25 de abril de 2015, nos termos da Portaria M/435, publicado no Diário Oficial Eletrônico, em 27 de abril de 2015.
Membro da Comissão Permanente de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Professor Titular da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), desde 18 de agosto de 1997, ministrando, na Graduação e na Pós-graduação, diversas disciplinas, como Direito Processual Civil, Direito Privado, Direito da Atualidade e Direito Constitucional.
Membro do Conselho Editorial da Revista da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), nos termos da Portaria nº 003/2017 da ESMESC, de 01 de julho de 2017.
Membro da Comissão Permanente de Direito do Consumidor do Instituto dos Advogados Brasileiros, nos termos da Portaria nº 44/2016 (29/09/2016), da Instituição.

 

Formação Acadêmica:
Pós-doutorando em Direito, pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), Buenos Aires (Argentina), tendo concluído os créditos correspondentes em 24 de janeiro de 2014, a cargo dos Doutores Eugenio Zaffaroni, Álvaro Daniel Ruíz, Marcos Córdoba, Claudia Valls, Marcelo López Alfonsín y Teodora Zamudio.
Doutor em Direito Público pela Universidade Gama Filho (UGF), Campus Centro, Rio de Janeiro (RJ), tendo apresentado tese sobre o tema “Direito fundamental à tutela cautelar”, defendida em 3 de julho de 2012. A banca foi composta pelos professores: Ricardo Cesar Pereira Lira (Presidente e orientador - UGF), Antônio Celso Alves Pereira (UGF), Guilherme Calmon Nogueira da Gama (UGF), Paulo Cezar Pinheiro Carneiro (UERJ) e Cleber Francisco Alves (UFF).
Livre-docente em Direito do Estado, pela Universidade Gama Filho, aprovado com nota 9,2, em abril de 1995, por banca constituída pelos Professores Doutores Francisco Mauro Dias (UGF), Tércio Sampaio Ferraz Júnior (USP), José Ribas Vieira (PUC-Rio), Ricardo Lobo Torres (UGF) e Celso Duvivier Albuquerque Mello (PUC-Rio).
Pós-graduação (Mestrado em Direito Público) pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pós-graduação (Especialização em Metodologia do Ensino Superior) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.
Diversos livros publicados.

topo