ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Diretor do IMB, Dr. Ricardo Alberto Pereira foi promovido e empossado no cargo de Desembargador do TJRJ
Fonte: IMB / Fotos: Matheus Salomão
Data: 09/08/2022

O Diretor 1º Tesoureiro do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Dr. Ricardo Alberto Pereira, foi promovido pelo critério de merecimento e empossado no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 8, ao final da sessão do Órgão Especial. O Magistrado ocupa a vaga em decorrência da aposentadoria da Desembargadora Norma Suely Quintes.

 

Além do Presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão, outros diretores do Instituto acompanharam a posse, como o 1º Vice-presidente, Desembargador Roberto Guimarães, a 2ª Vice-presidente, Desembargadora Regina Lúcia Passos, o Diretor 2º Secretário adjunto, Desembargador Jean Albert de Souza Saadi, e o Diretor de Métodos Alternativos , Desembargador Cesar Felipe Cury.


O novo Desembargador Ricardo Pereira foi conduzido ao plenário pelos Desembargadores Marília de Castro Neves Vieira e Carlos Eduardo Freire Roboredo. Em seguida, após empossado pelo Presidente do TJRJ, Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, fez o juramento.


A saudação do Tribunal foi feita pelo Corregedor-geral de Justiça, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que destacou a “carreira escorreita, sem qualquer nódoa” do Magistrado que estava sendo empossado, ao traçar sua trajetória no Tribunal de Justiça. Ao desejar parabéns e sucesso, ele afirmou:


– Além do momento festivo, a solenidade traz um simbolismo invulgar, pois representa o ápice de uma carreira. Para os que esperam a promoção, significa muito. É um sonho que se persegue, uma jornada que se finda, um ciclo que se renova e uma etapa de recomeço. Conquistas deste tipo não são fáceis, exigem esforço e demonstração de preparo, afinco e dedicação.


Em seu discurso de posse, o novo Desembargador Ricardo Alberto fez agradecimentos aos colegas da Magistratura fluminense, à família e aos amigos. Sobre a Magistratura, onde está desde janeiro de 1995, disse ter entendido que “ser juiz é algo muito maior que uma profissão”. E ainda: “A Magistratura é sim um sacerdócio, onde o amor pelo justo é sustentado pela dedicação diuturna a essa causa, pelas várias renúncias que nós fazemos diariamente.” Comentou sobre o desafio dos Magistrados que “sempre querem mais”, fazer mais justiça, através de um Judiciário melhor, mais eficaz, célere e firme. “Ao chegar à desembargadoria, quero ratificar o meu juramento e confirmar o meu compromisso de sempre participar ativamente deste Tribunal de Justiça, que tanto me orgulha e que seguidamente é reconhecido como o mais produtivo do país. Prometo trabalhar arduamente por uma Justiça firme e imparcial aos cidadãos”, afirmou ele.


Compondo a mesa principal, o Procurador-geral de Justiça, Luciano Oliveira Mattos de Souza, se pronunciou para falar sobre o novo Desembargador, com quem conviveu, enquanto Juiz, nas Comarcas de Rio Bonito, Cabo Frio e Niterói. Ele contou que, como membro do Ministério Público, atuou bem próximo ao Magistrado e verificou a excelência e a dedicação de trabalho dele. Comentou ainda sobre a atuação engajada do Desembargador Ricardo Alberto na vida associativa e como um destacado professor. “Tenho certeza absoluta que desempenhará de forma brilhante o novo cargo”, finalizou o Procurador-geral.


Também participaram da cerimônia o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), Desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, a Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Juíza Eunice Bitencourt Haddad, os ex-presidente do TJRJ Desembargador Luiz Zveiter (biênio de 2009/2010) e Desembargador Claudio de Mello Tavares (biênio de 2019/2020), o 1º Vice-presidente do TJRJ, Desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, o 3º vice-presidente do TJRJ, Desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos, e o Vice-presidente do TRE-RJ, Desembargador João Ziraldo Maia, entre outros.

 

Perfil

 

 

Nascido em Niterói, o Desembargador é graduado em Direito pela Universidade Santa Úrsula (1987) e Mestre em Direito e Sociologia, Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Universidade Cândido Mendes (Ucam).


Ingressou na Magistratura fluminense pelo 22º Concurso, em 1995. Compôs o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde foi ouvidor e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ). Atuou por 27 anos como Juiz em várias comarcas como Cabo Frio, Rio Bonito, Volta Redonda e Niterói. Atualmente exercia a função de Juiz de Direto Substituto de Desembargador na 20ª Câmara Cível.

Notícias

IMB presente na palestra “Teoria dos Conflitos” no Cube Militar do Rio de Janeiro

“Reformas Processuais Penais na América Latina: Juiz de Garantias e Sistema Acusatório”: evento presencial do IMB

Teoria do Desvio Produtivo Ampliada para o Direito Administrativo e do Trabalho

Inscreva-se já: Curso virtual do IMB “A Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial”

Papo com o IAB: evento híbrido sobre Temas de Direito e Processo Penal

Palestra “Teoria dos Conflitos” no Cube Militar do Rio de Janeiro (Centro)

Evento presencial em Campo Grande: Teoria do Desvio Produtivo Ampliada para o Direito Administrativo e do Trabalho

IMB e OABRJ realizaram o evento presencial “Ampliação do Estatuto da Pessoa com Deficiência”

IMB promove “200 Anos da História do Júri no Brasil”: evento presencial com lotação esgotada no Museu da Justiça

IMB lamenta profundamente o falecimento da sua Associada, Desembargadora Áurea Pimentel Pereira

Webinar do IMB: “Vitimologia, Emoções e Direito Penal”

Desembargadora Regina Lúcia Passos é homenageada com Prêmio Destaque da Área Jurídica pela Câmara de Petrópolis (RJ)

Presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão, recebe o Presidente do IAB, Dr. Sydney Sanches

Está no canal do IMB no YouTube o vídeo da palestra presencial “Magistratura e Gestão Judiciária”

Webinar Papo com o IAB: “Bicentenário da Independência do Brasil: Os Desafios da Democracia Contra o Autoritarismo e a Barbárie”


[Ver + notícias]
topo