ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

IMB lamenta profundamente o falecimento da sua Associada, Desembargadora Áurea Pimentel Pereira
Fonte: IMB / Foto: Emerj
Data: 26/08/2022

O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB lamenta profundamente o falecimento da Associada, Desembargadora Áurea Pimentel Pereira, nesta quinta-feira, dia 25. Com pesar, o Presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão, em seu nome e da Diretoria, envia condolências à família e amigos.

 

O velório e o sepultamento da Magistrada, que faleceu aos 92 anos, foram realizados na tarde desta sexta-feira, dia 26, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.


A Desembargadora Áurea Pimentel foi a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri no Rio de Janeiro. Tomou posse como Juíza substituta da Justiça do Estado da Guanabara, em 1960, aos 30 anos, após concurso que teve 158 candidatos, dos quais 25 aprovados. Em 1984, tornou-se Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), onde atuou em câmaras cíveis. Aposentou-se em 2000.


Foi a primeira mulher a ter sua foto na galeria das professoras eméritas da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), onde atuava como Vice-presidente do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça. Em seu currículo, as atividades como conferencista e autora de inúmeros livros e artigos sobre Direito Constitucional e de Família.

topo