ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

“Tribunais do Rio de Janeiro – 270 Anos”: lançamento do livro digital no portal do Museu da Justiça
Fonte: DGCOM-DECCO-CCMJ / Foto: Divulgação
Data: 23/01/2023

Em comemoração ao marco de 270 anos dos Tribunais do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça lança nesta segunda-feira, dia 23, o livro “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos”. Com classificação indicativa “Livre”, está disponível no portal do Museu da Justiça (http://ccmj.tjrj.jus.br/).

 

A obra produzida pelo Museu da Justiça se propõe a rememorar os órgãos que compunham a administração da justiça desde o início da colonização, com destaque para os diferentes tribunais que desempenharam a jurisdição no território que corresponde ao atual Estado do Rio de Janeiro e sua interação com a história social brasileira com o objetivo de evidenciar o papel do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro não só como órgão de pacificação social, enquanto solucionador de conflitos, mas também sua atuação como promotor de cultura e cidadania.


Em julho de 1752, era instalado o primeiro tribunal sediado na região sul do Brasil: a Relação do Rio de Janeiro, vindo a atender reinvindicações dos jurisdicionados das vilas desta parte da então América portuguesa. Desde então, os órgãos que a sucederam garantiram a continuidade da prestação jurisdicional até os dias atuais, perpassando pelos períodos colonial, imperial até o republicano.

topo