Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) juntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e a Secretaria Judiciária do 1º Grau (SJ1G) realizaram, na última quarta-feira, dia 25, o lançamento do sistema E-Carta para servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que é presidido pelo Associado do Instituto dos M\agistrados do Brasil-IMB, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia. A ferramenta, que é integrada ao PJe, permitirá que citações e intimações sejam realizadas por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).
Devido a sua automatização, o sistema trará diversos benefícios para o TJRO. O servidor que anteriormente precisava fazer o trabalho manual de imprimir as citações e intimações, envelopar e encaminhar até os Correios, não precisará mais. Agora, terá somente que escolher, no próprio PJe, o E-Carta como meio de comunicação, que encaminhará automaticamente aos Correios e este ficará responsável por todo o processo envolvendo a impressão, autoenvelopamento e envio para os destinatários finais.
Após o cidadão receber o documento, o Aviso de Recebimento (AR) será digitalizado pelos Correios e as imagens juntadas automaticamente aos processos judiciais. Não haverá mais a necessidade de o próprio servidor do TJRO ter de digitalizar e juntar os AR, propiciando otimização de tempo.
A implantação do sistema aponta para uma economia de até 20%, ao ano, nos custos de notificação de partes. Tal economia é proporcionada, principalmente, em virtude da diminuição do uso de papel, impressoras, toners e mão de obra. Também proporcionará significativa diminuição de tempo de tramitação processual, devido à automatização dos trabalhos. Estes benefícios trarão ao TJRO maior celeridade processual, métrica importante para atingir as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Corregedor-geral da Justiça, Desembargador José Antonio Robles, exaltou os servidores e as parcerias realizadas para tornar possível a implementação do novo sistema no TJRO: “A Corregedoria mostra-se sensível às dificuldades enfrentadas pelos nossos servidores durante a prestação dos serviços jurisdicionais. Em virtude disso, estamos sempre em busca de melhorias, observando iniciativas exitosas de outros tribunais para que possamos implantar no TJRO, como foi o caso do E-Carta. Buscamos cooperação com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e com o Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, e hoje estamos tendo a alegria de fazer o lançamento desta importante ferramenta.”, concluiu o Corregedor.
A Juíza auxiliar da Corregedoria, Inês Moreira da Costa, agradeceu os servidores que tornaram possível a implementação do sistema: “É muito bom contar com uma equipe preparada e disposta a trazer melhorias para o nosso tribunal. O Departamento Jurídico Administrativo não mediu esforços e, juntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria Judiciária do Primeiro Grau, obteve êxito na implantação do E-Cartas. Agora vamos continuar os trabalhos para que, o mais breve possível, essa importante ferramenta possa ser utilizada por todas as unidades judiciárias do estado”, destacou a Magistrada.
O analista judiciário - administrador lotado na CGJ, Gleyson de Azevedo, um dos integrantes da equipe responsável pelo projeto de implementação do sistema, expressou sua satisfação: “É muito gratificante chegar a esse momento do lançamento do E-Carta. Olhar para trás e ver que todo o nosso empenho, trabalho em equipe e dedicação trarão melhorias para os nossos servidores que trabalham diretamente com os processos. O TJRO é o tribunal estadual em que há mais casos novos por habitantes, e, sem dúvida, a sociedade rondoniense é a maior beneficiada com a celeridade proporcionada por essa ferramenta. Para mim, é uma felicidade poder ter contribuído para esse resultado”.
Importante destaque é o fato da ferramenta oferecer meios para que a citação/intimação, além das informações pessoais do destinatário, tenha em seu corpo Qr-codes que fornecerão ao destinatário acesso aos documentos do respectivo processo, mostrando-se, dessa forma, que o TJRO está atento às melhorias que as novas tecnologias proporcionam.
Por enquanto, a ferramenta está disponível para utilização apenas pelo Juizado Especial da Comarca de Vilhena e, gradualmente, será expandida para as demais unidades, à medida que forem adequando seus modelos de notificações às especificidades do E-Carta.
Segundo a equipe do projeto, o TJRO é o quarto tribunal de justiça estadual a implantar a integração desse sistema ao PJe, o que demonstra, mais uma vez, o pioneirismo e empenho da instituição na melhoria do atendimento à população rondoniense.
Novo vídeo no YouTube: “Os Reflexos da Pandemia na Saúde Mental”
IMB presta Homenagem ao Associado Desembargador Henrique Figueira por atuação na Presidência do TJRJ
Homenagem do IMB ao Desembargador Henrique Figueira é notícia em coluna de O Globo
TJRJ: inscrições para composição do Comitê de Atenção Prioritária ao 1º Grau até o dia 23
No YouTube: “O que os Magistrados esperam dos Advogados e o que os Advogados esperam dos Magistrados?”
Diretores do IMB comparecem à Sessão Solene de Posse do Presidente do Superior Tribunal Militar
Em abril, haverá Webinar IMB/OABRJ “Direitos e Deveres de Vizinhança: Aspectos Contemporâneos”
Diretor do IMB comparece à inauguração das novas instalações da Corregedoria da Justiça Militar da União
Presidente do IMB recebe visita de cortesia de parlamentares do Rio de Janeiro
Instituto dos Magistrados do Brasil completa 44 anos de fundação nesta quarta-feira (15/03)
Hotsite do 51º Fonaje está no ar, com inscrições abertas para participação no evento
Está no YouTube o vídeo de Webinar IMB/OABRJ sobre Dupla Nacionalidade
JudiciRádio: TJAP lança sua rádio web para aproximar ainda mais o Poder Judiciário da sociedade Amapaense
TRE-RJ homenageará 28 personalidades pela contribuição à Justiça Eleitoral
STJ sedia cerimônia de lançamento da 20ª edição do Prêmio Innovare nesta quinta-feira (9/3)