ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Estudos sobre a Atualização do Código Civil – Apontamentos sobre o PL 4/2025
Fonte: IAB /Foto: IAB
Data: 07/04/2026

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) promoverá nesta quarta-feira, dia 08/4, das 14hàs 16h, o Seminário: Estudos sobre a Atualização do Código Civil – Apontamentos sobre o PL 4/2025, no Plenário do IAB. Haverá transmissão ao vivo pelo canal TVIAB no YouTube.

 

O evento será aberto pela Presidente nacional do IAB, Dra. Rita Cortez, e pela Presidente do Grupo de Trabalho Especial de Estudo e Debate sobre o PL 4/2025, Dra. Fabíola Vianna Morais.


Será palestrante o Relator Geral da Comissão de Juristas para a Atualização do Código Civil, Dr. Flávio Tartuce, que é Doutor em Direito Civil pela USP e Professor de Direito Civil.


O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho Especial de Estudo e Debate do PL 4/2025 e pela Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores e Órgãos de Controle.


Os estudantes de Direito que assistirem ao evento receberão duas horas de estágio pela OAB/RJ.


O Plenário do IAB fica na Av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, no Centro do Rio.

Diretor do IMB participa da comemoração pelos 218 anos da JMU
Fonte: STM / Foto: Divulgação
Data: 10/04/2026
O Diretor de Integração Judiciária do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Juiz Edmundo Franca de Oliveira, participou nesta quarta-feira, dia 08/04, da solenidade comemorativa pelos 218 anos de instalação da Justiça Militar da União (JMU) no Brasil
Seminário do IAB sobre a Reforma do Código Civil
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 09/04/2026
A proposta de reforma do Código Civil para o Livro do Direito das Coisas será tema de debate no seminário Estudos sobre a Atualização do Código Civil, promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta sexta-feira, dia 10/04, às 10h.
Diretor do IMB acompanha audiência pública sobre PEC 03 de 2025
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 08/04/2026
O Diretor de Integração Judiciária do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Juiz Edmundo Franca de Oliveira, acompanhou nesta terça-feira, dia 07/04, a audiência pública para se discutir a PEC 03 de 2025
É HOJE (09/04)! ENSIM/encontro.com sobre Centro de Inteligência dos Tribunais
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 09/04/2026
Sob o tema “Centro de Inteligência dos Tribunais instituídos pelo CNJ” a Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados do Brasil (ENSIM) promoverá nesta quinta-feira, dia 09, às 17h, horário de Brasília, o painel virtual ENSIM/encontro.com, pela plataforma Zoom.
ENSIM/encontro.com: Centro de Inteligência dos Tribunais instituídos pelo CNJ
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 06/04/2026
A Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados do Brasil (ENSIM) promoverá nesta quinta-feira, dia 09, às 17h, horário de Brasília, o painel virtual “ENSIM/encontro.com: Centro de Inteligência dos Tribunais instituídos pelo CNJ”, pela plataforma Zoom.
“Logística e Seguro – Desafios e Soluções para o Transporte de Cargas” (12/06)
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 27/03/2026
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB promoverá, no dia 12 de junho, o Simpósio “Logística e Seguro – Desafios e Soluções para o Transporte de Cargas”, reunindo Magistrados, Autoridades, Representantes do Ministério Público, Advogados e Especialistas do setor
Simpósio “Saúde Suplementar: Aspectos Jurídicos e Regulatórios”
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 07/04/2026
O papel do Poder Judiciário na regulação da saúde suplementar, Estatuto dos Direitos do Paciente (Projeto de Lei n° 2242/2022), análise da jurisprudência mais recente sobre contratos e cobertura em planos de saúde são alguns dos temas a serem debatidos no Simpósio “Saúd
O ECA Digital em Debate: Des. Nagib Slaibi Filho fará palestra de abertura
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 06/04/2026
O Diretor Geral da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados do Brasil (ENSIM) e Presidente do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital da Emerj, Desembargador Nagib Slaibi Fiho, vai proferir nesta quarta-feira, dia 08/04, a palestra de abertura do evento
Presidente do IMB compõe mesa de palestras da Emerj sobre Jurista José de Aguiar Dias
Fonte: Emerj / Fotos: Mariana Bianco
Data: 01/04/2026
Realizado pelo Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) nesta quarta-feira, dia 01/04, das 10h às 12h30, o “Ciclo de Palestras – Os Grandes Civilistas do TJRJ – Homenagem ao Jurista José de Aguiar Dias”,
Conexões IMB desta terça-feira (dia 07/04) debaterá desafios do Direito do Mar
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 06/04/2026
Nesta terça-feira, dia 07/04, às 16h (horário de Brasília), o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB promoverá Conexões IMB (Marítimo) – “Direito do Mar: desafios na década do oceano”, primeiro encontro virtual do novo projeto
topo